Editor do jornal Expresso Ilustrado será o patrono da Feira do Livro 2017

Data: 10/10/2017

Em reunião ocorrida nesta segunda na Estação do Conhecimento foi definido o patrono da Feira do Livro 2017: o jornalista João Lemes. O nome dele foi sugerido e aclamado pelos próprios escritores presentes na reunião, alguns deles integrantes da Casa do Poeta e também da Academia Santiaguense de Letras. Lemes é fundador do jornal Expresso Ilustrado, criado em 1993 e também responsável pelo site Nova Pauta. Na condição de editor, o jornalista sempre abriu espaço para noticiar as atividades culturais em Santiago, divulgando eventos e valorizando muitos artistas. Vários escritores locais foram ou são colunistas do jornal Expresso Ilustrado, que também sempre esteve de portas abertas para a divulgação de lançamentos de todos os autores. Neste ano, a 19ª Feira do Livro será na praça Moisés Viana e vai acontecer de 8 a 12 de novembro. O slogan será "Livros compartilham sonhos e ideias".

Trajetória- João Lemes veio de família muito pobre. Natural de Coronel Bicaco, ele morou em Cruz Alta e Tupanciretã. Trabalhou nos jornais Diário Serrano e O Semanário. Veio para Santiago em 1993 para criar o Expresso Ilustrado ao perceber que a cidade não tinha um jornal e quebrou o tabu de que sua iniciativa não daria certo, porque outros já haviam tentado. Mas o jornalista seguiu, persistiu, enfrentou dificuldades e o jornal foi conquistando a adoração de leitores e de empresas, que reconheceram o veículo como uma boa vitrine. Hoje, o Expresso é uma marca muito forte, reconhecido como um dos melhores jornais do Estado, editado todo em cores nos parques gráficos da Zero Hora, possui uma tiragem de 10 mil exemplares semanais e circula em toda a região. Tudo isso, graças ao trabalho de João Lemes e sua equipe. Parte dessa história está escrita em seu livro "João Lemes: Autobiografia de um autodidata", lançado em 2008, em que o autor revela sua trajetória de vida e no jornalismo. João Lemes é professor, formado em Letras pela Unopar-Santiago e está fazendo mestrado na UFSM. É membro-fundador da Academia Santiaguense de Letras, integrante da Academia de Letras de Cruz Alta e prepara seu próximo livro, "A Arte de Cortar Palavras" para ser lançado em 2018.

Gallery_big_d6d97317204da8cee615fcfb1a97b27b
João Lemes foi escolhido para patrono da Feira do Livro 2018, que vai acontecer na praça Moysés Vianna, de 8 a 12 de novembro.