70 anos de Caio Abreu: foi num 12 de setembro que ele nasceu em Santiago

Data: 12/09/2018

No ano de 1948, exatamente 70 anos atrás, nasceu em Santiago Caio Fernando Abreu. Mais tarde, veio a se tornar um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, com livros premiados e publicados em diversos países, adaptações para o teatro e cinema. Ele faleceu em 1996 e se tornou um ícone da literatura contemporânea. Em homenagem aos 70 anos do escritor, há toda uma programação especial em sua cidade natal, organizada pelo Departamento de Cultura, pela Casa do Poeta e pelo grupo Oficina de Teatro. Confira:

  • EXPOSIÇÃO CAIO ENTRE NÓS, que acontecerá de 12 a 28 de setembro na parte superior da Estação do Conhecimento, mostrando Cartões-postais com imagens de Santiago e no verso frases do autor santiaguense, atividade realizada por alunos do ensino fundamental do Colégio Medianeira
  • EXPOSIÇÃO DE LIVROS AUTOGRAFADOS, que estará acontecendo na parte térrea da Estação do Conhecimento também de 12 a 28 de setembro, expondo livros autógrafos pelo escritor, de propriedade do primo de Caio. Haverá também banner com vida e obra do autor.
  • VISITAÇÃO MEMORIAL DA POESIA CONTEMPORÂNEA, o qual mostra salas temáticas sobre o autor que estimulam as sensações da visão, audição, olfato e tato, inspiradas na literatura do escritor santiaguense.
  • CAIO DE CARONA, que serão ônibus urbanos e rurais durante toda o período da homenagem levando adesivos com trechos de obras de Caio.
  • reliCArIO, uma peça teatral, realizada por um grupo de teatro da cidade, a qual vai ser baseada em obras do Caio, acontecendo nos dias 12,13,14 e 15 de setembro, no Centro Cultural de Santiago.
  • EXIBIÇÃO DE FILMES E CURTAS-METRAGENS, também inspirados nas obras do escritor santiaguense. A exibição será nos dias 15,22 e 29 de setembro às 19h no Cine Clio – Estação do Conhecimento.
  • SARAU LITERÁRIO #70, no Espaço Caio na Versos Pizzaria Temática, no dia 27 de setembro para finalizar a homenagem, havendo Leituras de textos de Caio, por poetas e escritores de Santiago, apresentação musical, etc.
Gallery_big_ebfc8e1d769d36a929b23a59d9cd004f
Caio Fernando Abreu nasceu em Santiago há 70 anos.