Professores da rede municipal se tornam alunos dos bombeiros para aprender sobre primeiros socorros

Data: 12/04/2019

Nesta sexta e sábado, os professores vão sair da sala de aula pra se tornarem alunos num treinamento no Ginasião. Quem assume o papel de ensinar são integrantes do Corpo de Bombeiros de Santiago, o sargento Prestes, auxiliado pelos soldados Paines e Fábio. Os três estão responsáveis por uma formação em primeiro socorros que está sendo oferecida aos professores do ensino fundamental e educação infantil. Eles fizeram demonstrações de ações simples, mas que podem salvar vidas nas escolas. Conforme a secretária de Educação, Mara Rebelo, na manhã desta sexta, o treinamento foi oferecido para os professores que lecionam do 6º ao 9º. À tarde, para os dos anos iniciais e na manhã de sábado, para todos que atuam nas EMEIS. Segundo ela, essa formação surgiu a partir de uma proposição do vereador Dionathan Farias, que é também pai de aluna do município e demonstrou preocupação em relação à Lei Lucas, que prevê a capacitação escolar em primeiros socorros como uma obrigatoriedade.  

Na capacitação oferecida pela SMEEC, os bombeiros fizeram demonstrações de como agir em situações de emergência, sabendo evitar erros que podem custar uma vida. Mara Rebelo ressalta que esta é uma primeira etapa e haverá outras formações.

Paralelamente ao treinamento também foi vivenciado o Dia D de formação ao referencial curricular gaúcho. Um momento para debates e organização das escolas, com o enfoque em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. 

Fotos: Márcio Brasil e Paulinho Acosta/Site da Prefeitura de Santiago

Gallery_big_e9508617c106448f8a10f76d7a4a9e8f
Bombeiros de Santiago iniciaram treinamentos a todos os professores da rede municipal.