Ciclistas santiaguenses encararam 600 km e 17 cidades em menos de 40 horas

Data: 13/05/2019

Os santiaguenses Bernardo Brum de Paula, Luis Fernando Machado e Ricardo Cabral conquistaram premiação no Desafio de Ciclismo Audax 600, ocorrido há poucos dias em Santo Ângelo. A competição reuniu mais de 60 atletas de todo o Estado, além de outras reuniões do Brasil. O desafio era fazer um percurso de 600 km com altimetria de 9.253 metros passando por 17 cidades (Santo Ângelo, Santa Rosa, Tuparendi, Porto Mauá, Boa Vista do Buricá, Santo Cristo, Porto Lucena, Sete de Setembro, Guarani das Missões, Cerro Largo, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Roque Gonzales, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, São Paulo das Missões e Porto Xavier). Todo esse trajeto de 600 km deveria ser feito num tempo máximo de 40 horas, passando por diversos pontos de apoio e controle pré-estabelecidos pela organização do evento. Os três ciclistas santiaguenses estiveram entre os seis primeiros que concluíram a prova. Bernardo em um tempo de 35 horas e 58 minutos e Luís Fernando em 36 horas e 10 minutos e Ricardo Cabral em 37 horas.

Audax é o nome dado no Brasil a um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur. A modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien, França, tendo atualmente no Brasil, como seu representante, o gaúcho Roberto Penna Trevisan, responsável pelo Randonneurs Brasil. O grande foco dos eventos Randonneur no Brasil é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana em seu próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido. As distâncias homologáveis e seus respectivos tempos limites são: 200 (13:30), 300 (20:00), 400 (27:00), 600 (40:00) e 1000 (75:00), eventos estes conhecidos como Brevets Randonneurs Mundiais (BRMs). (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audax)

Gallery_big_9d98555d42c3243baa6f75b052464cf2