Município se antecipa em alinhar ações de combate à estiagem

Lá se vão mais de 30 dias desde a última chuva com maior intensidade aconteceu em Santiago. Conforme Cassal Machado Brum, estudioso no comportamento do clima na região, foi dia 06 de outubro que ocorreu uma chuva de 45 mm. Depois disso, os volumes que vieram ficaram abaixo de 30 mm, fazendo com que o acumulado dos últimos três meses ficassem abaixo da média. Soma-se a isso ao fato de que, mesmo após a entrada da Primavera, o frio segue insistente. Tudo isso prenuncia para uma nova temporada de estiagem, o que preocupa a Administração Municipal de Santiago.

Conforme o prefeito Tiago Gorski Lacerda, a Secretaria de Agricultura e Pecuária já está tendo que realizar o abastecimento de água em algumas localidades do interior. Nesta semana, ele chamou o diretor da Defesa Civil, Paulo Acosta, para alinhar ações de combate à estiagem, fazendo o monitoramento de toda a situação a partir de agora, de modo que se possa desde já iniciar uma campanha que evite o desperdício de água.