Comissões de trabalho fortalecem a luta pela implantação de um IFFar em Santiago

Comissões de trabalho fortalecem a luta pela implantação de um IFFar em Santiago

Nos dias 11 e 12 de setembro, aconteceu no Centro Empresarial de Santiago reuniões das Subcomissões "Empregabilidade" e "Educação" do Comitê Interinstitucional de Mobilização para Implantação de um campus do do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no município. O objetivo dessas reuniões foi discutir informações para a concretização desse projeto, que já se encontra protocolado na SETEC/MEC. O Comitê, composto por representantes do poder público e entidades locais, foi estabelecido após uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na qual o IFFar foi convidado a participar.

A Subcomissão "Empregabilidade" concentra-se na coleta de dados estatísticos, tanto oficiais quanto não oficiais, relacionados à demanda por formação técnica, tecnológica, superior e qualificação para o mercado de trabalho.

Por sua vez, a Subcomissão "Educação" está aprofundando a pesquisa sobre os cursos técnicos e superiores oferecidos na região por instituições públicas e privadas, além de analisar dados sobre a escolarização da população e outras informações que justifiquem a necessidade da instalação de um Campus do IFFar em Santiago.

A Subcomissão "Articulação Política" se reunirá em 18 de setembro para discutir a socialização do projeto junto ao Congresso Nacional e outras lideranças políticas.

Esses esforços refletem o compromisso da comunidade local em trazer oportunidades educacionais de qualidade para a região, fortalecendo o desenvolvimento acadêmico e econômico de Santiago e arredores.