Defesa Civil de Santiago integrou força-tarefa de apoio aos municípios da Quarta Colônia

Defesa Civil de Santiago integrou força-tarefa de apoio aos municípios da Quarta Colônia

Uma força-tarefa composta por dezenas de agentes da Defesa Civil de diversos municípios está atuando em apoio às cidades da Quarta Colônia, que foram afetadas por inundações. O diretor da Defesa Civil de Santiago, Paulo César Acosta, integra a força-tarefa a convite da Coordenação Estadual da Defesa Civil.

 

"Minha função consistiu em garantir o acesso das equipes da Força Nacional do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e dos engenheiros do Ministério de Desenvolvimento Regional aos locais afetados para avaliação da situação", declarou Acosta. As equipes da força-tarefa utilizaram diversos meios de transporte, incluindo veículos terrestres, barcos e helicópteros, para percorrer as áreas afetadas, cruzando pontes destruídas, lavouras e pontos de alagamento em municípios como Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins, entre outros.

 

A pick-up 4x4 da Defesa Civil de Santiago foi utilizada durante a missão e, segundo Acosta, foi essencial para o sucesso das operações. Os técnicos auxiliaram os municípios afetados na coleta da documentação necessária para a solicitação de recursos para reparos e reconstrução, por meio do sistema S2id, assim garantindo as ações de restabelecimento e reconstrução dos municípios afetados.