Dia da Reciclagem fortalece a consciência ambiental

Dia da Reciclagem fortalece a consciência ambiental

A data de 18 de março celebra o Dia da Reciclagem, que possui um grande significado para o fortalecimento da educação ambiental. Em Santiago, a prática de separar os resíduos está muito presente na cultura local, por meio de um trabalho de educação ambiental que vem se consolidando. Desde o ano de 2013, a coleta seletiva foi implantada no município, sendo um trabalho gradativo em alguns bairros até abranger toda a cidade.

Atualmente, o município de Santiago gera cerca de 30 toneladas de resíduos domésticos, dos quais uma grande parte é classificada como reciclável. São duas as cooperativas que trabalham na separação de materiais recicláveis e encontram nessa prática a fonte de renda para sustento de suas famílias.

Além da coleta seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha outros dois projetos de sustentabilidade, que são o Pila Verde, que faz a troca de materiais orgânicos por cédulas específicas e o Pila Azul, que faz o recolhimento de recicláveis, incentivando a separação do lixo, com foco na conscientização da população. Outro trabalho muito importante são os Ecopontos, projeto que possui cronograma de atendimento nos bairros, em parceria com associações, para fazer a coleta de resíduos como plástico, vidros, metais, eletrônicos e outros.