Representantes de 16 cidades do Paraná visitam Santiago para conhecer projetos de sustentabilidade

Uma comitiva com cerca de 40 integrantes, composta por secretários municipais e prefeitos de 16 municípios do oeste paranaense, chegou a Santiago na quarta-feira em busca de conhecimento sobre as políticas públicas de sustentabilidade adotadas pelo município. A visita, que se estenderá até esta quinta-feira, tem como objetivo conhecer o gerenciamento de resíduos orgânicos e recicláveis de Santiago, com planos de implantar modelos semelhantes em suas cidades.

O grupo foi recebido pelos secretários municipais Andriele Martins Peruffo (Meio Ambiente), Cláudio Batista Manzoni (Esporte e Lazer) e Sadi Gioda (Desenvolvimento Econômico). Logo ao chegar, os visitantes conheceram alguns pontos de recolhimento de materiais recicláveis para a troca do Pila Azul, um programa sustentável local. Em seguida, visitaram a usina de triagem, onde puderam entender o processo de reciclagem.

Já nesta quinta, no Centro Empresarial, os participantes assistiram a um painel sobre as moedas municipais Pila Verde e Pila Azul, criadas pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda. Além disso, foram apresentados avanços tecnológicos que prometem fortalecer a economia circular, a agricultura familiar e a educação ambiental e cultural. A expedição também incluiu uma visita a uma propriedade em Cerca de Pedras, onde os visitantes desfrutaram de um almoço de confraternização. Outro ponto a ser visitado na tarde desta quinta será à Feira de Produtores do Bairro Vila Nova.
A iniciativa da comitiva conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, reforçando o compromisso regional com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental.