Representantes de 16 cidades do Paraná visitam Santiago para conhecer projetos de sustentabilidade

Representantes de 16 cidades do Paraná visitam Santiago para conhecer projetos de sustentabilidade

Uma comitiva com cerca de 40 integrantes, composta por secretários municipais e prefeitos de 16 municípios do oeste paranaense, chegou a Santiago na quarta-feira em busca de conhecimento sobre as políticas públicas de sustentabilidade adotadas pelo município. A visita, que se estenderá até esta quinta-feira, tem como objetivo conhecer o gerenciamento de resíduos orgânicos e recicláveis de Santiago, com planos de implantar modelos semelhantes em suas cidades.

O grupo foi recebido pelos secretários municipais Andriele Martins Peruffo (Meio Ambiente), Cláudio Batista Manzoni (Esporte e Lazer) e Sadi Gioda (Desenvolvimento Econômico). Logo ao chegar, os visitantes conheceram alguns pontos de recolhimento de materiais recicláveis para a troca do Pila Azul, um programa sustentável local. Em seguida, visitaram a usina de triagem, onde puderam entender o processo de reciclagem.

Já nesta quinta, no Centro Empresarial, os participantes assistiram a um painel sobre as moedas municipais Pila Verde e Pila Azul, criadas pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda. Além disso, foram apresentados avanços tecnológicos que prometem fortalecer a economia circular, a agricultura familiar e a educação ambiental e cultural. A expedição também incluiu uma visita a uma propriedade em Cerca de Pedras, onde os visitantes desfrutaram de um almoço de confraternização. Outro ponto a ser visitado na tarde desta quinta será à Feira de Produtores do Bairro Vila Nova.
A iniciativa da comitiva conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, reforçando o compromisso regional com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental.