Santiago dá mais um passo na busca por um campus do Instituto Federal

No último dia 27/10, aconteceu em Porto Alegre uma Audiência Pública promovida pela Câmara dos Deputados Federais, realizada no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O encontro reuniu autoridades federais, estaduais e municipais para debater sobre a expansão do Institutos Federais, de 680 para 1.000, criando 320 novos campi em todo o país.

O evento teve a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Getúlio Marques Ferreira, da deputada federal Maria do Rosário e da reitora do IFFar Nídia Heringer.
De acordo com a deputada federal Maria do Rosário, a audiência teve a finalidade de ouvir os municípios e mostrar à Setec/MEC a mobilização dos municípios do gaúchos. Durante o evento, Getúlio Marques Ferreira também explicou como está previsto para se dar o processo de implantação de novas unidades. Os reitores dos IFs gaúchos destacaram que a criação de novas unidades e a consolidação das já existentes são pautas igualmente importantes.

A professora Nídia Heringer disse que o Governo Federal deve destinar R$1 bilhão para consolidar as 680 unidades existentes em todo o país. O recurso será utilizado para a garantia da infraestrutura mínima dessas escolas, o que inclui refeitórios, bibliotecas, laboratórios e salas de aula.

Secretário Davi Vernier defende Santiago
Além das falas oficiais, a audiência pública realizada em Porto Alegre também abriu espaço para que prefeitos, vereadores e representantes de municípios defendessem a implantação de novas unidades da Rede Federal em seus territórios. Vinte e dois municípios participaram do evento. Alguns deles já possuem unidades instaladas e defendiam a consolidação delas.
Representando o prefeito de Santiago, o secretário municipal Davi Vernier, da Secretaria de Planejamento, defendeu a expansão, ressaltando a importância e a história do Instituto Federal Farroupilha e defendeu o quanto um campus será transformador para toda a região de Santiago.
Davi Verner disse que a cidade tem uma área com tudo o que um campus precisaria. A proposta do município é apoiada por outras 11 cidades. Santiago conta atualmente com um Centro de Referência vinculado ao IFFar, que já atende em torno de 400 alunos.