"É histórico para Santiago", diz prefeito sobre posse de Marco Peixoto no TCE

Pela segunda vez, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul é presidido por um santiaguense. O conselheiro Marco Peixoto tomou posse da instituição na última quinta, 14 de dezembro, em cerimônia realizada no auditório Romildo Bolzan bastante prestigiada por autoridades estaduais e integrantes do Tribunal. O prefeito Tiago Gorski Lacerda e o vice-prefeito Marcelo Piru fizeram questão de representar o município na cerimônia.

"É um momento histórico para o Rio Grande e muito especial para Santiago, pois temos um filho de nossa terra pela segunda vez à frente de uma das maiores instituições do país. É um feito que nos enche de orgulho, pois sabemos de sua competência, articulação e trabalho agregador", afirmou o prefeito Tiago.

Marco Peixoto integra o tribunal há 15 anos, desde 2009, quando ingressou após uma carreira política, marcada por cinco mandatos na Assembleia Legislativa, tendo iniciado sua trajetória como vereador, em Santiago, no final dos anos 1980. O primeiro mandato de Marco à frente da Assembleia foi nos anos 2016 e 2017. Também atuou como líder da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e atualmente coordena o bloco brasileiro da entidade internacional.

Em seu discurso, se comprometeu com uma gestão mais próxima dos prefeitos, buscando orientá-los na melhor aplicação e fiscalização dos recursos públicos, além de implementar alões que aprimorem o sistema de controle externo.

O presidente Marco Peixoto, prometeu uma gestão transparente, comprometida em fazer com que TCE seja uma referência em eficácia, inovação e serviço público de qualidade. Por sua vez, o governador do Estado, Eduardo Leite, ressaltou a importância do TCE-RS para o bom funcionamento do governo. Leite parabenizou o ex-presidente Alexandre Postal pela gestão realizada à frente do Tribunal e desejou sucesso ao santiaguense Peixoto na condução da instituição.