R$ 135 milhões em investimentos para Santiago garantidos pela AEGEA-Corsan

Na última quarta, 11 em Porto Alegre, o prefeito Tiago Gorski Lacerda assinou contrato com a Aegea, nova controladora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que vai garantir R$ 135 milhões em investimentos para Santiago, o maior já registrado na história da Corsan no município. A iniciativa visa ajustar a prestação de serviços de saneamento básico na cidade às diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico e estender o prazo de atuação até 2062.

O objetivo é cumprir a obrigação municipal de universalizar os serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, conforme estipulado pelo Marco Legal do Saneamento Básico. Conforme o prefeito Tiago, o município enfrenta o desafio de avançar de uma cobertura de serviços de esgotamento sanitário de zero para 90%, em conformidade com as normas do setor. Para atender a essa demanda, a Corsan planeja construir uma estação municipal de tratamento de esgoto com sistema de separador absoluto.
O prefeito Tiago Gorski Lacerda demonstrou otimismo em relação a essa parceria, afirmando que os novos investimentos resultarão em melhor qualidade de vida, saúde, desenvolvimento e ganhos ambientais para as futuras gerações de Santiago.