Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção na luta contra a AIDS

Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção na luta contra a AIDS

No primeiro dia do último mês do ano, Santiago estará reforçando uma campanha que é trabalhada de forma permanente pela Secretaria de Saúde, que é a da luta contra a Aids. Em qualquer unidade de saúde, estão disponíveis preservativos e também os testes, que podem ser realizados gratuitamente conferindo um diagnóstico preciso, necessário para o tratamento, que também é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto antes iniciar, melhor.

O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial da Luta Contra a Aids e dá início à campanha "Dezembro Vermelho", que procura chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, que é transmissível de várias formas: pelo sexo sem proteção, compartilhamento de seringas ou até de mãe para filho, na gestação, no parto ou na amamentação. A Aids não tem cura, mas tem formas de tratamento. E uma delas se dá pela
profilaxia pós-exposição sexual (PEP), conforme explica a enfermeira Ana Souto, responsável pelo setor DST/Aids da Secretaria de Saúde de Santiago.

A PEP é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos até 72 horas após a relação sexual para reduzir o risco de transmissão. Esse tratamento é utilizado quando ocorre alguma falha no preservativo. Entretanto, a eficácia deste método diminui conforme o tempo passa. Por isso que é indicado que, horas após a relação sexual, já se procure o atendimento na unidade de saúde.

Como tradicionalmente acontece, neste início de dezembro será feita distribuição de material informativo ao público, pontuando sempre a respeito da conscientização e da prevenção.