Dezembro Vermelho vem aí: SAE de Santiago Intensifica combate ao vírus HIV

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Santiago se mobiliza para reforçar a campanha "Quem se cuida, testa e trata, não transmite" no Dezembro Vermelho, dedicado à conscientização e combate ao vírus HIV. Com o Dia Mundial de Luta contra a Aids marcado para 1º de dezembro, o SAE está empenhado em fortalecer a luta contra a pandemia que assola o mundo há quatro décadas.
Em uma prévia da mobilização, a Secretaria de Saúde promoveu uma sensibilização no auditório da Câmara de Vereadores de Santiago. A enfermeira Ana Souto liderou a explanação sobre o trabalho contínuo realizado pelas equipes de saúde. Médicos, enfermeiros, agentes de saúde e técnicos das ESFs participaram dessa mobilização, preparatória para o mês de dezembro.
Ana destacou que, atualmente, 1% da população gaúcha é HIV positiva, enquanto Santiago mantém todos os pacientes monitorados, com carga viral zerada e sem potencial de transmissão. Este sucesso é resultado do comprometimento da competente rede de saúde local, pronta para acolher os pacientes. "O monitoramento de carga viral indetectável é de 96%, ainda não chegamos a 100%. Precisamos ampliar a rede de diagnóstico através da oferta dos testes rápido e oferta à população", ressaltou.

Texto e fotos: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago