Simulado|Equipes de socorristas se mobilizam para salvar vítimas de acidente aéreo

No último final de semana, aproximadamente 20 profissionais das equipes de urgência e emergência da Secretaria de Saúde de Santiago participaram de um treinamento intensivo. O curso, realizado na sede do CTG Coxilha de Ronda, abordou o método de triagem start, preparando os participantes para o atendimento a múltiplas vítimas, com ênfase em acidentes veiculares.

Durante o dia, os socorristas receberam aulas teóricas e práticas, focando em ações cruciais como combate a incêndios, imobilização de fraturas, controle de hemorragias, transporte de vítimas, avaliação primária do trauma, entre outros.

O desafio culminante ocorreu durante uma celebração noturna, quando, de forma inesperada, uma simulação de acidente aéreo com 11 vítimas foi encenada. No meio do mato, na água e na escuridão, os profissionais foram colocados à prova, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma intensiva.

O curso foi conduzido por Emanuel Da Fonseca Almeida (cardiologia e hemodinâmica), Matheus Zorzi (urgência, emergência e trauma), Michel Cantele Guerra (urgência, emergência e gestão ambiental), Neidimar Machado Oliveira (condutor socorrista com cursos em APH, SBV, DEA e resgate) e Malthus Pivoto (bombeiro civil). A experiência reforçou a importância do treinamento contínuo para manter as equipes de socorristas sempre preparadas para qualquer situação.

O prefeito Tiago Gorski Lacerda e o secretário de Saúde, Éldrio Machado, acompanharam essa dinâmica toda e parabenizaram a iniciativa, que teve à frente o gestor do transportes Jucimar Almeida.