Artista Tadeu Martins é o homenageado da Semana Farroupilha em Santiago

Data: 14/09/2018

Tadeu Martins é reconhecido em todo o Rio Grande do Sul como um artista múltiplo, dotado de muito talento em diversas áreas. É escritor, poeta, letrista, escultor, pintor. E é ele o homenageado da Semana Farroupilha 2018 em Santiago. Nascido em São Francisco de Assis, veio pra Santiago ainda criança e ficou até aqui até a adolescência, se iniciando no universo das artes. Mais tarde se mudou para Santo Ângelo onde se envolveu muito na vida cultural das Missões. É formado em Arquitetura pela Unisinos é casado com Rosi Mari, com quem tem quatro filhos.

Já faz quatro anos que Tadeu voltou a morar em Santiago e, como não podia deixar de ser, se tornou um atuante integrante do meio cultural. Fundou a Academia Santiaguense de Letras, criou o Departamento de Cultura no Centro Empresarial e é o atual presidente do Centro Cultural Aureliano de Figueiredo Pinto.

Tadeu Martins é autor de diversos livros de poesia, crônicas e desenhos. Também participou de variadas antologias literárias publicadas em Santo Ângelo e Santiago. Ilustrou uma grande variedade de livros de autores gaúchos, além de revistas da Argentina e Portugal. Venceu vários festivais de música nativista, com letras que enaltecem a vida do gaúcho autêntico.

É criador de vários monumentos que revitalizaram espaços públicos de algumas cidades, entre elas, Santo Ângelo e Guaíba. Como artista plástico, Tadeu é um sensível criador de telas, dominando técnicas variadas, entre elas a de pintura a óleo. Grande parte delas, tendo como tema o regionalismo. Portanto, Tadeu Martins é um grande divulgador da cultura gaúcha e a sua escolha para patrono da Semana Farroupilha de Santiago foi muito aplaudida.

Em âmbito estadual, o homenageado é o músico Renato Borghetti. A abertura oficial da Semana Farroupilha vai acontecer nesta sexta, às 16h, no Galpão Chicão Gorski com a chegada e acendimento da Chama Crioula.

Gallery_big_883594e6aeeb0e06fec986c5d42891a0
Tadeu Martins.