Auditório do Centro Cultural de Santiago lotado na abertura da 17ª Semana de Museus

Data: 13/05/2019

A semana iniciou com chuva em Santiago, mas com intensa atividade cultural proporcionada pelo Museu Municipal Pedro Palmeiro. Na abertura da 17ª Semana Nacional dos Museus, o auditório do Centro Cultural ficou lotado com a participação de estudantes e professores de várias escolas. O evento inclui exposições e palestras com renomados especialistas em suas áreas (veja currículos abaixo). Na abertura, a secretária de Educação, Mara Rebelo, parabenizou o coordenador do Museu, Vanderlei Almeida, pelas iniciativas de envolvimento comunitário. O primeiro dia será marcado pelas palestras de Anna Paula Boneberg e Josme Fortes, com o tema “ Ouvir, Considerar, Reproduzir Histórias dos  Povos: O Museu e a Escola como lugares de desconstrução de (pré)conceitos e da visibilidade étnica”. Às 14h, oficinas com Josme Fortes e Anna Paula trabalhando o tema da palestra da manhã. Às 15h, Amarildo Ferreira falará sobre "O reconhecimento da cultura negra". Às 19h30, palestra "Reconhecimento e respeito da cultura negra", com Amarildo Ferreira, Anna Paula, Josme Fortes e Fabiane Prestes.

Na terça-feira, 14- Das 9h às 10h, palestra com Fabiane Prestes, com o tema "A questão indígena no Brasil: da (in)visibilidade ao reconhecimento  de direitos". Às 10h às 11h, Amarildo Ferreira debaterá "O negro em busca da igualdade social". Às 14h, paiel na escola Lucas Araújo com Jose Fortes e Anna Paula. Das 15h às 16h, oficinas com o tema “ Ouvir, Considerar, Reproduzir Histórias dos  Povos: O Museu e a Escola como lugares de desconstrução de (pré)conceitos e da visibilidade étnica”. Às 19h30, mesa de debates com os palestrantes Josme, Anna Paula e Amarildo. Na quarta-feira, 15, às 9h palestra com Amarildo Ferreira com o tema "O negro em busca da igualdade social".

Currículo dos palestrantes

  • JOSME FORTES- Pedagogo pela Unisinos, de São Leopoldo. Mora na comunidade Porfiga. É professor anos iniciais, formado em magistério indígena e professor na comunidade onde reside.
  • AMARILDO FERREIRA- Professor de  História com extensão em Museologia. Pós-graduado em Educação a Distancia. Pós-graduado em Libras e Educação para Surdos.
  • FABIANE PRESTES- Bacharel em Direito pela URI Santiago, Mestre  em direito pela Unijuí. Doutora em Ciências pela Univates. Atualmente pós-doutora no programa de pós-graduação em Educação nas Ciências, da Unijuí.
  • ANA PAULA BONEBERG- Licenciada em Historia pela PUC-RS. Pesquisadora do Instituto Cultural Emílio Sessa. Coordenadora do GT de história das Religiões e das Religiosidades (AMPUH RS). Mestre e doutoranda em história pela  pela Unisinos na linha de Estudos Históricos Latinos Americanos.
Gallery_big_14a9b7d26083daafbd4d3adb4c4a3bc6
Auditório do Centro Cultural lotado para o evento organizado pelo Museu Pedro Palmeiro.