MEIs devem fazer Declaração Anual de Faturamento. Prazo encerra em 31 de maio

MEIs devem fazer Declaração Anual de Faturamento. Prazo encerra em 31 de maio

Encerra no dia 31 de maio o prazo para os Microempreendedores Individuais (MEIs) fazerem a sua Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. Isso inclui a todos os contribuintes que abriram suas MEIS até dezembro do ano passado. Na declaração, o MEI deve informar os ganhos obtidos no ano passado, como vendas e prestações de serviços. A entrega da Declaração Anual de Faturamento é uma obrigação para quem é MEI, independentemente do valor faturado.

A entrega da declaração fora do prazo ocasiona multa, sem possibilidade de parcelas os débitos, podem tornar o CNPJ inapto, impedindo que o MEI tenha acesso a serviços financeiros, emissão de Notas Fiscais, entre outras situações que podem prejudicar o negócio.

Para facilitar esse processo e esclarecer dúvidas, a Casa do Empreendedor de Santiago atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Casa do Empreendedor está localizada na esquina entre as ruas Duque de Caxias e General Canabarro.


Veja o passo a passo de como declarar

  • Acesse o programa DASN-SIMEI por meio do Portal do Simples Nacional ou pelo app MEI, disponível para download no Google Play e na App Store.

 

  • Em seguida, no Portal do Simples Nacional, o contribuinte deve acessar o menu Simei – Serviços > Cálculo e Declaração > DASN-Simei - Declaração Anual para o MEI. No app MEI, o contribuinte deve clicar no menu “Fazer a declaração".
    Informe o CNPJ.

 

  • Ao clicar em "Continuar", surge a tela Declarar/Retificar. Informe o ano-calendário (2023).

 

  • No campo "Valor da Receita Bruta Total", informe o valor total do seu faturamento no ano passado.

 

  • Se realizou atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual no ano-calendário, informe a receita bruta total específica com essas ocupações.

 

  • Se teve empregado durante o ano passado, clique em "Sim". Se não teve, clique em "Não".

 

  • Se o MEI deu baixa do CNPJ em 2023, após selecionar o ano-calendário de 2023, a aplicação indicará automaticamente a opção Situação Especial > Extinção. Em seguida, o MEI deverá informar a data da baixa do CNPJ.